Parque Central Jingyue / SHUISHI

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 2 de 29Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior, UrbanoParque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de ExteriorParque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de InterioresParque Central Jingyue / SHUISHI - Mais Imagens+ 24

  • Coordenação De Projeto: SHUISHI
  • Planejamento De Projeto: SHUISHI Landscape Design
  • Paisagismo: SHUISHI Landscape DepartmentⅡ, SHUISHI Landscape EPCO Management Team, Changchun Jingyue Design Group Co., Ltd
  • Projeto Arquitetônico: SHUISHI Micron Architecture Office, SHUISHI Engineering, SHUISHI Urban Regeneration Center
  • Design Digital: SHUISHI , FAB-UNION
  • Construção: Shanghai Garden Group Fourth Branch, Shanghai Garden Group General Contracting Division
  • Construção Inteligente: FAB-UNION
  • Operação: SHUISHI, Shanghai Garden Group
  • Gerenciamento De Projetos: Changchun Weishi Construction Engineering Project Management Co., Ltd.
  • Cliente: Changchun Jingyue High-tech Industrial Development Zone Management Committee, Jilin Jingfa Innovation Investment Group Co., Ltd,Changchun Jingyue Investment Holdings (Group) Co., Ltd.
  • Cidade: Changchun
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Interiores, Urbano
© Chill Shine

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Central Jingyue, conhecido como o "pulmão verde ecológico" da Zona de Alta Tecnologia Jingyue na cidade de Changchun, China, cobre uma área total de 490.000 m2, incluindo 59.000 m2 de áreas construídas. O projeto é cercado por grandes conjuntos residenciais com uma população de cerca de 300.000, além de edifícios comerciais, prédios de escritórios e escolas de ensino fundamental e médio. Ele também está próximo a nove universidades, incluindo a Northeast Normal University, a Jilin Jianzhu University e a Jilin Agricultural University. Devido ao processo de construção do viaduto e dos edifícios residenciais e comerciais nas áreas vizinhas, o local futuramente destinado ao projeto estava cercado por entulhos que bloqueavam a conexão entre o norte e o sul, transformando-o em um terreno municipal ocioso. Em resposta às necessidades do desenvolvimento urbano, o projeto foi lançado. O parque percorre de norte a sul e se estende de leste a oeste, tornando-se um núcleo verde urbano que conecta os cidadãos, a cidade e a natureza. Através do projeto e implementação de uma série de vales verdes, corpos d'água, espaços de atividade e um local sob o viaduto, o antigo espaço ocioso se transforma em um pulmão urbano.

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 19 de 29
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 25 de 29
© Li Kuan
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior
© Li Kuan

01 Coordenação abrangente com design integrado

O Parque Central Jingyue é um projeto cooperativo (EPCO) entre SHUISHI e o Grupo de Paisagismo de Xangai. Confiado pelo Comitê de Gestão Jingyue de Changchun e pelo Grupo Jingfa, através da integração de design, aquisição, construção e operação, o projeto visa maximizar os valores sociais e econômicos, melhorar a qualidade, reduzir custos e atender ao cronograma na totalidade, a fim de promover um desenvolvimento sustentável e saudável em todo o ciclo de vida.

O projeto adota a técnica de design integrado e linguagem formal para gerar harmonia entre as arquiteturas e o paisagismo no parque, apresentando um efeito estético simbiótico coordenado. O planejamento paisagístico domina o desenho espacial para garantir racionalidade e coordenação. O sistema de responsabilidade do arquiteto estabelece a orientação do projeto, criando uma estética marcante e de alta qualidade.

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 2 de 29
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 20 de 29
© Chill Shine

02 Recuperação com estrutura visual

Graças à colaboração técnica e aplicação de tecnologias de construção, o projeto alcançou desempenhos multifuncionais sólidos, com resultados excelentes. Karamba é utilizado para otimizar a relação de escala da estrutura de grelha e a estrutura híbrida de aço e madeira das plataformas de observação dos setores leste e oeste. O design paramétrico adota a teoria da ramificação para refinar as unidades e construir um sistema de pavimentação ordenado e bonito através da classificação e combinação. No design do playground infantil, Ameba ajuda a moldar e otimizar a estrutura visual. Ao lançar a programação visual, são realizadas simulações no Rhinoceros, e identifica-se as fraquezas de tensão na curva da construção da área de jogos infantis, a fim de melhorar a forma e fortalecer a estrutura.

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 9 de 29
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Urbano
© Chill Shine

Como resultado da colaboração entre desenho e construção, o projeto melhorou significativamente a capacidade de restaurar e implementar tecnologias. Em todo o processo, o consultor de projeto, fornecedor de recursos e equipe de construção trabalharam em estreita colaboração, fornecendo uma base sólida para a operação e manutenção do parque. Considerar a operação antecipadamente na perspectiva da construção, aprimorou bastante a escala do investimento, formato funcional e uso do projeto. Na fase inicial da concepção do viaduto do parque, foram aplicados o princípio da dinâmica e a abordagem de otimização topológica para definir a forma e reduzir as vigas de suporte, criando uma estrutura bastante leve. Aproveitou-se das características de modelagem livre do arco para construir a estrutura principal e integrar as vigas laterais, tornando todo o viaduto leve, bonito e digitalizado.

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 10 de 29
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 12 de 29
© Chill Shine

03 Conectando espaços com caminhos em vários níveis

O projeto aproveita a diferença de altura do terreno para construir uma rede de tráfego tridimensional e em múltiplos níveis, ligando os espaços internos e externos dos edifícios, o que apresenta uma experiência diversificada. Os caminhos para pedestres no vale verde são projetados em um sistema flexível, com o objetivo de combinar perfeitamente a beleza natural com serviços amigáveis ao público, proporcionando uma experiência de passeio imersiva e exploratória. Os caminhos tridimensionais constituem uma rede contínua e interconectada que, juntamente, com os nós característicos do parque, fornecem passagens suaves para cada espaço.  

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Urbano
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior
© Li Kuan
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Urbano
© Chill Shine

04 Moldando o pulmão verde com espécies diversificadas

O Parque Central Jingyue criou um amplo e contínuo pulmão verde ecológico no denso ambiente urbano, proporcionando um espaço para os residentes se aproximarem da natureza e relaxarem, e assume a importante função de melhorar o ambiente ecológico urbano e a qualidade da cidade.

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Jardim
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 15 de 29
© Chill Shine

05 Ciclo de vida completo com operações antecipadas

O projeto incorpora o pensamento operacional ao longo de todo o ciclo de vida, desde o início do planejamento até a abertura do parque ao público. Com um projeto baseado na operação, classificou-se o parque em tal proporção -- 9% para bens públicos, 18% para semi-públicos e 73% para operação comercial. Isso também forneceu um claro posicionamento para o parque através de cálculos financeiros. No projeto, os edifícios de apoio do parque foram estrategicamente posicionados, introduzindo comércios e lojas principais de qualidade, como Baidu, e resolvendo o problema de estacionamento. Dessa forma, são criados ativos de alta qualidade para o governo, o que é benéfico para manter o equilíbrio financeiro dos fundos governamentais e a operação a longo prazo do parque. O projeto emprega uma equipe de operação profissional com pensamento empresarial, de modo que a receita operacional possa cobrir os custos, com potencial de superávit. Isso aliviou significativamente a pressão do governo e da empresa estatal. Quando a operação entrar em equilíbrio, a autoridade será transferida para a organização e equipe local.  

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Cerca
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 18 de 29
© Chill Shine

06 Grande vitalidade com participação pública

O desenho geral do parque prioriza a experiência pública. Começa com o efeito de apresentação e equilíbrio de custos, e orienta a distribuição razoável dos fundos de construção, para construir destaques locais e um estilo geral sólido. O espaço sob o viaduto é projetado como um local público, multifuncional, inovador e inclusivo, atendendo residentes de todas as idades na cidade. A quadra de basquete inteligentemente projetada não só aproveita ao máximo o espaço ocioso na cidade, mas também fornece um novo e vibrante local de encontro para os fãs de basquete.  

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior
© LUCAS
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 8 de 29
© Chill Shine
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 7 de 29
© Li Kuan

Os recursos sociais organizados pela equipe de projeto interagem com cidadãos de todas as idades, especialmente os jovens. As universidades e o Parque Central estabeleceram um modo de cooperação transformando o parque em uma base prática para atividades de construção das universidades, compartilhando recursos educativos e oportunidades. Dessa forma, se oferece uma plataforma importante para os estudantes combinarem conhecimento teórico com prática.

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Exterior, Fachada
© Wang Xiu
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Interiores
© Wang Xiu
Parque Central Jingyue / SHUISHI - Fotografia de Interiores
© Li Kuan

Epílogo

Como um núcleo do sistema verde urbano, o Parque Central Jingyue de Changchun carrega a importante tarefa de melhorar o ambiente ecológico urbano e elevar a qualidade de vida dos residentes. Também assume a grande missão de promover o desenvolvimento coordenado das áreas circundantes e acelerar a renovação urbana na cidade.

Parque Central Jingyue / SHUISHI - Imagem 29 de 29
© Chill Shine

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Changchun, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Parque Central Jingyue / SHUISHI" [Jingyue Central Park / SHUISHI] 27 Nov 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1023866/parque-central-jingyue-shuishi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.